1.2.1. Estratégias de Mobilização da Comunidade Escolar para a Construção do PPP
Para mobilizarmos a comunidade escolar no sentido da construção coletiva do PPP é necessário à utilização de um conjunto de ações articuladas entre si, o que significa a necessidade de uma vinculação estreita entre objetivos da mobilização e meios usados para tal fim.
É comum encontrarmos farto material que oferece regras, técnicas para trabalho com grupos, instrumentos para diagnósticos, técnicas de mobilização e de motivação etc., numa pretensa afirmação de que apenas o domínio do “como fazer” pode garantir a eficiência de um processo.
Em sentido contrário, ao pressupor a indissociabilidade entre os meios e os seus fins, e, no caso específico que aqui tratamos, entre as formas de mobilização e as finalidades da mesma, só é possível bem determinarmos nossos meios se tivermos claros seus fins.
Assim, se a finalidade é mobilizar a comunidade escolar para um processo de participação democrática, cujo objetivo é a construção do seu projeto de escola, o “como fazer” essa primeira mobilização deve estar estreitamente vinculado a particularidade de cada segmento da comunidade escolar. Podemos combinar estratégias de cunho mais individual - como carta-convite para participação, com estratégias coletivas, como seminários, palestras etc.
O coletivo de organização da mobilização para a construção do PPP na escola deve procurar planejar sua ação com base em algumas referências:
Mobilizar, como anteriormente já apresentamos, implica conjugar multiplicidades em torno de um objetivo comum. Implica também a difícil tarefa de negociar, buscar concordâncias. Isso não significa, porém, anular diferenças.
Pode-se facilitar o trabalho de mobilização se este for coordenado por um coletivo - representantes dos professores, de estudantes (grêmio ou colegas indicados), representantes das famílias (Associação de Pais e Mestres). O Conselho Escolar é importante para responsabilizar ou colaborar na coordenação dessa tarefa.
A presença dos diferentes segmentos da comunidade escolar certamente corrobora as escolhas das melhores estratégias para se chegar a cada um deles.
Algumas estratégias para a Mobilização da comunidade escolar:
Cada escola, de acordo com sua “cultura local” deve definir os caminhos que utilizará para convocar a comunidade escolar para participar da elaboração do seu projeto político-pedagógico.
É importante ainda lembrar que toda mobilização tem uma culminância - nesse caso, a construção do PPP. Assim, a mobilização pode, então, desembocar na elaboração conjunta de um planejamento das ações seguintes, destinadas ao processo propriamente dito de elaboração do PPP, definindo-se também as estratégias necessárias a consecução destas, cronogramas, co-responsabilidades etc. Significa, então, pensar propostas concretas para atingir o objetivo principal da mobilização: a construção, de modo partilhado, de um projeto de escola.
Sobre a metodologia para construção do PPP, reflita sobre essas questões:
Qual é sua experiência sobre isto? Já experimentou algum trabalho utilizando a metodologia da problematização?
Visite o Fórum “Experiências de PPP”, tópico “Metodologia de Trabalho para a Construção do PPP” e discuta com seus colegas.
Participe!
Como mobilizar a comunidade escolar em torno da construção de seu Projeto Político-Pedagógico? Que estratégias são facilitadoras desse processo?
Escreva um pequeno texto sobre isto e compartilhe com seus colegas no Fórum “Experiências de PPP”, tópico “Comunidade escolar X PPP”.