Você ainda não fez o acesso (Acesso)

Atendimento exclusivo na sala da coordenação no DTE (UFT/Palmas) ou pelo email escoladegestores@uft.edu.br


QUER SABER O RESULTADOS DAS PESQUISAS DOS PROFESSORES DURANTE O NOSSO CURSO?

CLIQUE NO LINK ABAIXO E BAIXE O LIVRO COMPLETO. QUANDO ABRIR O ARQUIVO BASTA CLICAR EM CTRL+S PARA FAZER O DOWNLOAD
Coordenação pedagógica_ experiências e desafios
Pontos e contrapontos: desafios da formação

Novidades

Imagem de Prof. Lauro Martins
INFORME
por Prof. Lauro Martins - segunda, 10 dezembro 2012, 19:50
 
Encontra-se parado 28 processos de certificação por pendência na documentação.

Para saber quais as pendências basta observar se na frente do nome na lista de PROCESSOS PARA CERTIFICAÇÃO, não há pendência estiver assinalado na coluna 'Pronto para retirar" e ou na coluna "Enviado". Os demais processos não seguirá para certificação enquanto não solucionar as pendências.

Caso conheça alguém que esteja com pendência, solicitamos que lembre-a para tome as providências URGENTE, pois corre o risco de perder o curso.
Imagem de Prof. Lauro Martins
PROCEDIMENTO PARA RETIRAR O CERTIFICADO
por Prof. Lauro Martins - segunda, 10 dezembro 2012, 11:03
 


OS CERTIFICADOS ESTÃO PRONTOS, EXCETO PARA AQUELES QUE AINDA (!!) DEVEM DOCUMENTOS

Para a retirar do certificado deve apresentar o comprovante de pagamento ORIGINAL efetuado por meio de DEPOSITO IDENTIFICADO na seguinte conta

Banco do Brasil

Agência: 3615-3

Conta corrente: 200026-1

Valor: 60,00

Beneficiario: FAPTO

Atenção: Caso a retirada seja feita por procurador, o mesmo deve portar o comprovante de depósito e uma procuração simples (veja modelo)assinada pelo autorgante.

Imagem de Prof. Lauro Martins
OLHA ONDE FOI PARAR NOSSO LIVRO
por Prof. Lauro Martins - sexta, 16 novembro 2012, 10:30
 
Imagem de Prof. Lauro Martins
Certificados!!!!!!
por Prof. Lauro Martins - sexta, 9 novembro 2012, 10:48
 
Assinei mais de 200 certificados prontos. Creio que na semana que vem eles irão divulgar a lista dos dertificados prontos.


Prof. Lauro
Imagem de Prof. Lauro Martins
Professores devem reaprender a aprender
por Prof. Lauro Martins - quarta, 10 outubro 2012, 10:45
 
“Professores devem reaprender a aprender”

09/10/12 //


POR PATRÍCIA GOMES
O professor americano Will Richardson percebeu, em sua rotina de sala de aula, que havia alguma coisa mudando naquele espaço de aprendizagem. O ano era 2001 e ele dava aula de inglês para o ensino médio em escolas norte-americanas. Nessa década que se passou, as tecnologias foram entrando no universo educacional, ele começou a escrever sobre o assunto e, entre idas e vindas de conversas com professores pelo país, sua suspeita só se confirmou: essa aflição não era só sua. Foi aí que percebeu que o primeiro passo para os professores se adequarem aos novos formatos de educação era fazer com que eles reaprendessem a aprender e, para isso, era fundamental que eles se organizassem em redes.

“Esse é um dos desafios mais interessantes que temos hoje: como é que ajudamos os professores a entender o que está acontecendo fora das escolas e os deixamos aptos para preparar as crianças para essa realidade?”, pergunta o especialista, que já tem uma dica de qual seja a resposta. “Os professores têm que construir suas próprias redes e se tornar responsáveis pelo seu aprendizado, assim como se espera que os alunos façam”, afirma Richardson, que há seis anos vêm capacitando professores por meio do programa Powerful Learning Practice.


Preparar os professores para uma nova realidade de educação, em que há muito mais conhecimento disponível na palma da mão em um smartphone do que nas bibliotecas de muitas escolas, é apenas parte da solução. Richardson diz que a própria escola precisa mudar radicalmente. Tanto defende que lançou, no mês passado, o livro Why School?, (Por que Escola?, em livre tradução), cuja versão digital em inglês está disponível na Amazon por US$ 2,99. “Não é que não queiramos a escola. Não queremos essa escola. Tudo precisa ser repensado: currículo, design, infraestrutura”, diz ele.

“Não acho que possamos fazer como fazemos hoje, quando os alunos ficam trancados 45 minutos em uma sala, depois têm outra aula de 45 minutos. Temos que dar uma bagunçada nisso.”
O argumento de Richardson é que entregar o conhecimento pronto, encaixotado, hoje não faz mais sentido. O que se espera é que o currículo seja reflexivo, baseado muito mais em perguntas que não necessariamente se sabe a resposta – “porque é isso que elas vão encontrar na vida”. “As crianças demandam diferentes tipos de aprendizado, diferentes tipo de alfabetizações”, diz o educador, que ressalta a importância de que os alunos recebam uma espécie de alfabetização em rede (livre tradução para network literacy), em que aprendam segurança na web, como e onde pesquisar, o que se pode ou não fazer em ambiente virtual.

Quanto à estrutura das escolas, Richardson diz que o ideal é que os espaços fossem redesenhados porque sala de aula, quadro negro e carteira já não fazem mais sentido. “É preciso ter muito mais espaços colaborativos de trabalho, acesso a materiais multimídia. Não acho que possamos fazer como fazemos hoje, quando os alunos ficam trancados 45 minutos em uma sala, depois têm outra aula de 45 minutos. Temos que dar uma bagunçada nisso.”

Richardson vai estar em São Paulo entre 19 e 21 janeiro, compartilhando suas ideias no evento Innovate 2013 – Reimaginating School, promovido pela Graded, escola americana de São Paulo. Segundo a organização, a intenção do encontro, que vai reunir profissionais do Brasil e dos EUA, é debater sobre a escola que mais bem serve e inspira os estudantes de hoje. As inscrições estão abertas e os valores já podem ser consultados.
Imagem de Prof. Lauro Martins
Mai um livro do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógico
por Prof. Lauro Martins - segunda, 1 outubro 2012, 16:53
 
APRESENTAÇÃO

Esse e-book representa o esforço da equipe de trabalho envolvida no planejamento e concretização do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica pelo Programa Escola de Gestores/UFT/MEC de dar publicidade aos trabalhos de conclusão de curso, pelo menos de uma amostra, dos estudantes. À semelhança do livro impresso, publicado pela equipe docente, esse e-book está organizado em eixos, ou seja, os artigos selecionados pelos orientadores, dentre os apresentados no seminário de conclusão do curso, foram aqui organizados, conforme as áreas de concentração.


Nessa amostra de trabalhos pretendemos divulgar os resultados de um trabalho sério em prol da formação dos coordenadores pedagógicos em atividade na rede pública do Tocantins. Temos consciência da ocorrência de erros, mas optamos por destacar os acertos, nessa publicação, pois os erros já são objeto de estudos e debates pela equipe, e consequente replanejamento, visando novas ofertas do curso. Esperamos contribuir com o leitor, interessado em discutir, analisar e desenvolver estratégias adequadas para a formação de educadores na modalidade a distância, colocando a prática reflexiva como campo de investigação e ação.

Clique aqui Pontos e contrapontos: desafios da formação continuada online


Boa leitura!


Diógenes, Lauro e Lina

Oorganizadores
Imagem de Prof. Lauro Martins
LANÇAMENTO DE LIVRO NA FLIT SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
por Prof. Lauro Martins - sbado, 7 julho 2012, 09:21
 

LANÇAMENTO DE LIVRO NA FLIT SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

O lançamento do livro “Coordenação Pedagógica: Experiências e desafios na formação continuada a distância”, vai acontecer na próxima terça feira (10) na Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT, às 14horas, no Café Literário.

O livro é fruto do projeto de professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e constitui-se em uma das ações desenvolvidas pelo curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. “A partir desse movimento e reflexão dessa prática, os professores aceitaram o convite de produzir um texto para compor a organização do referido livro”, afirma Raquel Aparecida Souza, organizadora do livro.

O material está disponível no ambiente virtual e aborda temas como a educação mediada pelas ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem e também reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Coordenadores pedagógicos, professores, gestores, alunos e comunidades em geral podem comparecer ao evento.

Para o Coordenador do curso, o professor José Lauro Martins, o lançamento do livro é a concretização da pesquisa e um sonho realizado. “Perante aos resultados alcançados originaram-se perspectivas de novos estudos futuros”, finaliza Lauro Martins.


Sobre o livro

O livro é um dos resultados da parceria da FAPTO como curso de Pós Graduação e foi prefaciado pelo diretor da FACED/UFU, professor Marcelo Soares Pereira da Silva, possui 13 capítulos, contou com a colaboração de 19 autores. Dentre os organizadores do livro estão às professoras Raquel Aparecida Souza e Lina Maria Gonçalvez.

Para ter acesso ao livro, basta acessar o site: https://docs.google.com/open?id=0B_d4cSjRO8GjNGhQNmZWTU01dWc
Imagem de Prof. Lauro Martins
Venha participar do lançamento do nosso livro
por Prof. Lauro Martins - quinta, 5 julho 2012, 22:55
 
Vamos lançar nosso livro Coordenação Pedagógica - experiências e desafios na formação continuada a distância na FLIT em Palmas. De alguma maneira todos que fizemos parte desse curso, alunos, professores e as escolas que voces atuam fizeram parte tambem da autoria.


Data: 10/07
Horario: a partir das 14h
Café Literário

Versão PDF disponível em https://docs.google.com/open?id=0B_d4cSjRO8GjNGhQNmZWTU01dWc
Imagem de Prof. Lauro Martins
Mestrado em Educação na UFT
por Prof. Lauro Martins - quarta, 4 julho 2012, 19:57
 
Mestrado em Educação altera cronograma de seleção da primeira turma Imprimir E-mail
Por Jaqueline Carrara
19 de junho de 2012
O Mestrado em Educação da UFT divulgou, na tarde desta terça (19), Edital de Retificação do cronograma para seleção de sua primeira turma. O documento altera, de 27 de julho para 06 de agosto, a data das entrevistas com os candidatos, que terão seus nomes divulgados, a partir de 1º de agosto.

O Mestrado abriu inscrições dia 18 de junho, estendendo até 20 de julho o prazo para que interessados efetuem pagamento da taxa de inscrição e enviem documentação por Sedex, pessoalmente ou por procuração, no endereço do curso (sala 24, bloco III - Campus de Palmas).

São oferecidas dez vagas, distribuídas nas duas linhas de pesquisa do mestrado: Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes; e Estado, Sociedade e Práticas Educativas.

Confira no Edital de Abertura as informações completas.
Imagem de Prof. Lauro Martins
Coordenação pedagógica_ experiências e desafios
por Prof. Lauro Martins - quarta, 4 julho 2012, 15:52
 

QUER SABER O RESULTADOS DAS PESQUISAS DOS PROFESSORES DURANTE O NOSSO CURSO?

CLIQUE NO LINK ABAIXO E BAIXE O LIVRO COMPLETO.
Coordenação pedagógica_ experiências e desafios na formação continuada.pdf
QUANDO ABRIR O ARQUIVO BASTA CLICAR EM CTRL+S PARA FAZER O DOWNLOAD


Categorias de Cursos


Saltar Acesso
Blog Ebooks Grátis

LOGO BR

Este é um curso de pós graduação latu senso oferecido pela Universidade Federal do Tocantins e financiado pelo MEC/Seb, por meio do FNDE. Nossos parceiros articuladores são a UNDIME e a SEDUC.