PDF

Sala Ambiente Aprendizagem e Trabalho Pedagógico

As interfaces da atuação do coordenador pedagógico com o aprender do professor

Apresentação


Estamos nos aproximando da etapa conclusiva desta Sala Ambiente. Para esta terceira Unidade direcionamos nossos estudos para o professor como alguém que também aprende na escola, especialmente através da:

Mas a escola pode também ser um local para a aprendizagem de professores tendo o coordenador pedagógico como mediador. Neste sentido, nos perguntamos:

Para abordar questões neste campo, teremos os seguintes temas de estudo nesta terceira Unidade temática:

Nesta Unidade, você também deverá realizar duas atividades previstas, com seus desdobramentos e produções.




Atividade 11 - obrigatória

Após a leitura do relato da professora Maria das Graças Dimas Cabral, contido no livro Seminário (Re) Conhecendo a nossa escola: relatos de vivências, publicação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (2008, p. 93-100), disponível na Biblioteca, responda às seguintes questões:

  1. Como esta professora situa a coordenação pedagógica enquanto instrumento de formação continuada?
  2. Neste caso, como se articula a formação de coordenadores pedagógicos e a formação de professores?
  3. Que tipo de atividades foram desenvolvidas pela coordenação pedagógica como estratégias de formação continuada dos docentes no âmbito da escola?

Encaminhe suas respostas para o Fórum “Atividade 1”, tópico “Coordenadores pedagógicos favorecendo a aprendizagem de professores”.

Interaja com seus colegas de curso, debatendo sobre as percepções de cada um a respeito dessas questões.





Atividade 12 - complementar

Visite alguma lista de discussão de coordenadores pedagógicos. Disponibilizamos alguns endereços consultados:

http://groups.google.com.br/group/coordenadores-pedagogicos-de-plantao?lnk=srg

http://groups.google.com.br/group/coordenadores-padagogicos?lnk=srg

http://br.groups.yahoo.com/group/GestorEduc/

http://br.groups.yahoo.com/group/poscp/

Reflita acerca das seguintes questões:

  • Qual a reação dos seus colegas?
  • O que acrescentaram em termos de novas dimensões para o seu fazer educativo e que não tinham sido pensadas anteriormente por você?

Volte ao Fórum “Atividade 11” e retome o debate a partir das questões acima.


As leituras obrigatórias desta Unidade ajudarão a ampliar o repertório de idéias sobre as relações entre a atuação do coordenador pedagógico e a formação docente no cotidiano escolar.

Dentre as leituras recomendadas, sugerimos retomar o texto da professora Magda Damiani que já foi lido na Unidade 1, sendo que naquela ocasião o foco da leitura era sobre a aprendizagem colaborativa dos alunos. Agora, ao reler o texto, sua ênfase estará sobre os professores e seus mecanismos colaborativos de aprendizagem.

Por sua vez, os textos de Elaine Araújo e de Míriam Raposo complementam essa discussão sobre modos de aprender de professores a partir de relatos de pesquisas por elas realizadas.

Por fim, Cristiane Groppo e Laurinda Ameida abordam uma temática que nos interessa de perto: a constituição da identidade do professor coordenador.

Certamente você irá identificar semelhanças entre as vivências relatadas pelas autoras e aquelas experimentadas na sua prática profissional.

LEITURA OBRIGATÓRIA

ARAUJO, Elaine Sampaio. O uso do portfólio reflexivo na perspectiva historicocultural. 30ª Reunião Anual da ANPEd. GT-08: Formação de Professores. Caxambu, 2007. Anais. http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT08-3310--Int.pdf.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Curitiba, Educar em Revista, n. 31, p. 213-230, 2008. Editora UFPR. http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a13.pdf.

GROPPO, Cristiane ; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Passagem de professor a professor coordenador: a dimensão afetiva em foco. 31ª Reunião Anual da ANPEd. GT-20: Psicologia da Educação. Caxambu, 2008. Anais. http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/trabalho20.htm

RAPOSO, Mírian; MACIEL, Diva Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa. v.21, n.3, Set-Dez 2005, p. 309-317. http://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n3/a07v21n3.pdf


LEITURA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2007. 2ª Ed. p. 93-108.

ANDRADE, Ludmilla Thomé de. A escrita de professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 24, n. 85, p. 1297-1315, dezembro 2003.

AZZI, Roberta Gurgel; BATISTA, Sylvia Helena S. da S.; SADALLA, Ana Maria F. de A. (Orgs.). Formação de Professores: discutindo o ensino de Psicologia. Campinas, SP: Alínea, 2000.

MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. – (Coleção formação de professores).

SEVERINO, Antonio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Orgs.) Formação docente: rupturas e possibilidades. Campinas, SP: Papirus, 2002.



Essas leituras irão servir de referencial para o seu texto final, a ser elaborado conforme previsto na Atividade 13, descrita a seguir.




Atividade 13 - obrigatória

Visite o Fórum “Atividade 5”, tópico “Temáticas escolhidas”, leia as listagens produzidas por seus colegas e busque similaridades e contrastes com as questões pontuadas por você.

Escolha uma temática e produza um texto que consista numa análise da temática escolhida e do material coletado na escola, à luz das leituras, debates e outros aportes conceituais abordados nesta Sala.

Envie essa produção para Base de Dados “Atividade 13”.

Agora, uma breve autoavaliação, a ser compartilhada com seu tutor e colegas.




Atividade 14 - obrigatória

Agora, uma breve autoavaliação, a ser compartilhada com seu tutor e colegas.

Reflita sobre as seguintes questões:

  1. O tempo que dedicou aos estudos na Sala foi suficiente?
  2. Teve bom nível de compreensão dos textos recomendados como leitura obrigatória?
  3. Conseguiu aprofundar alguma temática recorrendo à bibliografia complementar ou consultando outras fontes?
  4. Que novas questões surgem para outros estudos na área de Aprendizagem e Trabalho Pedagógico?

Escreva sua autoavaliação na forma de um e-mail, dirigido a um colega coordenador pedagógico.

Enviar esse e-mail para o Fórum “Atividade 14”, tópico “Autoavaliação”.

Bom prosseguimento de Curso!


[1] | [2]